150 ANOS DE SANTOS DUMONT

Unidades da FAB homenageiam Santos Dumont com diferentes ações

Entre as ações estiveram Passeio Ciclístico, Sessão Solene e Campanha de Doação de Sangue
Publicada em: 19/07/2023 19:06
Imprimir
Fonte: BANT e HFASP
Edição: Agência Força Aérea

Cicleata BANT_150 anos Santos DumontA Base Aérea de Natal (BANT) realizou, no dia 16/07, um passeio ciclístico em homenagem aos 150 Anos de Alberto Santos Dumont. O evento reuniu militares, familiares e amigos de diferentes faixas etárias, que percorreram as vias da BANT em uma demonstração de apreço e reconhecimento ao pioneiro da aviação.

O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, ressaltou a relevância histórica do inventor e agradeceu a presença de todos no evento. "Santos Dumont é uma figura inspiradora para todos nós. Esse passeio ciclístico é uma forma de honrar sua memória e reafirmar o compromisso da Força Aérea Brasileira com a inovação e a excelência", disse.

Sessão Solene

Sessão Solene CMP_150 Santos Dumont_BANTMilitares da BANT, a convite da Câmara Municipal de Parnamirim, também participaram, no dia 14/07, da Sessão Solene alusiva aos 150 anos do nascimento de Santos Dumont. A cerimônia, promovida pelo Vereador Ítalo Siqueira e presidida pelo Vereador Wolney França, Presidente da Câmara Municipal de Parnamirim (CMP), contou com a presença do Comandante da Base, que recebeu a homenagem ao Pai da Aviação em nome da BANT.

Durante a Sessão Solene, foi exibido um vídeo institucional da FAB em que houve destaque para a vida, a obra e os valores de Santos Dumont, com foco em suas contribuições para o desenvolvimento da aviação no Brasil e no mundo. Além disso, os militares presentes observaram a importância de se manter viva a memória do aviador, como forma de inspiração para as novas gerações de pilotos, engenheiros aeronáuticos e profissionais da aviação.

O Comandante da Base Aérea de Natal destacou os inventos e a genialidade de Santos Dumont, ressaltando que o inventor foi um visionário ao desafiar os limites e perseguir o impossível, legando o voo do mais pesado que o ar à humanidade. “Ele foi um exemplo de superação pessoal pelo bem coletivo por conectar e aproximar os povos”, comentou o Brigadeiro do Ar Cólen, que  também evidenciou a coragem, a determinação, a resiliência, a humildade e o altruísmo de Santos Dumont, uma vez que o Pai da Aviação não patenteou seu maior invento, deixando-o como um legado à humanidade.

HFASP

Coronel Rildo, Capitão Ana Elise e Tenente Bárbara.No dia 13/07, o Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) organizou uma campanha de Doação de Sangue em alusão aos 150 Anos de Nascimento de Santos Dumont. Coordenada pela Chefe da Seção de Hemoterapia do Hospital, Capitão Médica Ana Elise Muri Andrade Aldunate, com apoio da Fundação Pró-Sangue, 57 pessoas, entre civis e militares da Guarnição de Aeronáutica de São Paulo (GUARNAE-SP), deram exemplo de cidadania.

As bolsas de sangue coletadas foram destinadas à Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, que fornece bolsas de sangue e de hemocomponentes para mais de 100 instituições públicas de saúde da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo o HFASP.

O Diretor do HFASP, Coronel Médico Rildo Rinaldo de Andrade, participou como doador e ressaltou a importância da ação. “É com muito prazer que participo dessa campanha como parte da equipe que a organizou, e também como doador, uma condição muito especial e que devemos estimular e valorizar devido à grande importância que todos sabemos que possui”, pontuou.

Fotos: BANT / HFASP

imagens/original/45890/Capitao_Mariante_e_senhor_Henrique_Klassman_Wendland_realizando_a_doacao..JPG
imagens/original/45890/Coronel_Rildo,_Capitao_Ana_Elise_e_Tenente_Barbara..JPG
imagens/original/45890/Coronel_Rildo_participando_como_doador..JPG
imagens/original/45890/Doacao_de_militares_e_civis..JPG
imagens/original/45890/Militares_e_civis_durante_a_doacao..JPG
imagens/original/45890/Sargento_da_reserva_Eduardo_Silva_no_momento_da_doacao..jpg
imagens/original/45890/Tenente__Coronel_Bittar_durante_doacao..JPG
imagens/original/45890/_DSC2242___Copia.png
imagens/original/45890/_DSC2319___Copia.png
imagens/original/45890/_DSC2488.png